Sobre o Seminário

Método Dáder e seu Impacto no Desenvolvimento da Prática Clínica Farmacêutica

Apresentação

O Método Dáder de Acompanhamento Farmacoterapêutico , inspirado pelas discussões que se produziam no mundo sobre a prática clínica farmacêutica, foi idealizado há 21 anos por um grupo de especialistas que desejava contribuir para que os pacientes pudessem beneficiar-se dos conhecimentos do farmacêutico para obtenção de melhores resultados em saúde com o uso de medicamentos.

Logo após sua publicação, em 1998, o Método foi rompendo as fronteiras da Espanha e sendo difundido em vários países, inclusive, e em especial, no Brasil, contribuindo para desenvolver o raciocínio clínico do farmacêutico e promover sua participação concreta e efetiva junto à equipe de cuidado do paciente.

O Grupo que estruturou o Método Dáder também se expandiu, produzindo e promovendo uma extensa e relevante produção científica, acessível e aplicada ao dia a dia da prática farmacêutica, tanto no campo acadêmico quanto profissional. Foram estruturados algoritmos para prestação de serviços assistenciais que, atuando como apoio à prática clínica do farmacêutico, contribuem para promover ações de prevenção de agravos à saúde com o uso de medicamentos, como é o caso da dispensação e da indicação farmacêutica.

Como objetivo de enaltecer tão relevante trabalho e retribuir os mais de 15 anos de parceria firmada com a Universidade de Granada, o Instituto Racine promove o PCare2019 – 2º Seminário Internacional de Farmacêuticos Clínicos, que contará com a participação da Profa. Dra. María José Faus Dáder e do Prof. Dr. Fernando Martínez-Martínez, que vêm conduzindo com maestria todo este processo de evolução da prática clínica farmacêutica.

Ao final do 2º Seminário PCARE poderão participar do lançamento da versão em português do Livro Atenção Farmacêutica: Serviços Farmacêuticos Orientados ao Paciente, coordenada pelo Instituto Racine e com tradução realizada por sua equipe de professores que atuam na capacitação de farmacêuticos clínicos.

Compartilhar experiências com os idealizadores do Método Dáder e com profissionais brasileiros que o aplicam em seu dia a dia e ter acesso a mais uma publicação relevante promovida pela Cátedra María José Faus Dáder de Atenção Farmacêutica da Faculdade de Farmácia da Universidade de Granada é a contribuição do Instituto Racine para que a prática clínica farmacêutica continue a evoluir no Brasil, em todos os níveis de atenção, produzindo benefícios concretos aos usuários de medicamentos.

Aguardamos você no PCARE 2019!!