Data: 12 de maio de 2018
Horário: 8h00 às 12h00
Local: Sede do Instituto Racine com Transmissão ao Vivo pela Internet
Resumo da Atividade – Ementa
Abordagem dos fatores que interferem nos resultados clínicos de pacientes usuários de nutrição enteral via sonda ou ostomia como interações medicamento-nutrição enteral, formas farmacêuticas, posicionamento da sonda, tipo de nutrição/módulo administrado, forma de administração da nutrição enteral e técnicas de preparo de medicamentos para administração via sonda. Discussão da necessidade de acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes sob uso de nutrição enteral: método clínico, intervenções farmacêuticas e evolução em prontuário.
Objetivos
Construir base de conhecimentos para desenvolvimento de atividades de acompanhamento farmacoterapêutico e prevenção de erros de medicação envolvendo a administração de medicamentos via sondas ou ostomias.
Conteúdo Programático
- Interações fármaco-nutrição enteral e suas consequências e manejo clínico;
- Posicionamento da sonda e regime de administração de nutrição enteral;
- Técnicas de preparo e administração de medicamentos via sonda;
- Administração de medicamentos via sonda e distúrbios gastrointestinais;
- Formas farmacêuticas e impacto clínico frente à administração via sonda;
- Estratégias de qualificação da administração de medicamentos via sonda enteral;
- Acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes sob uso de nutrição enteral.
A quem se destina
Farmacêuticos e Estudantes de Farmácia que atuam ou desejam atuar clinicamente ou incentivar a prática clínica em Farmácias, Drogarias, Farmácias Hospitalares, Assistência Domiciliar e na Assistência Farmacêutica de Estados e Municípios.
Indicado, também, aos docentes do ensino superior em Farmácia e a profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.
Minicurriculum da Ministrante
Dra. Mariana Martins Gonzaga do Nascimento
Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFAR/UFMG). Pós-doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pelo Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da FAFAR/UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz / Centro de Pesquisa René Rachou. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João del Rei. Especialista em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros / Associação Mineira de Farmacêuticos. Atuou como docente em diversos cursos de graduação e pós-graduação, como farmacêutica supervisora no Hospital Risoleta Tolentino Neves e como farmacêutica concursada da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Produtos Farmacêuticos da FAFAR/UFMG. Atua como membro do Conselho Científico do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos.