Curso 04: Administração de Medicamentos por Sonda – Aspectos Técnicos e Clínicos

Data: 12 de maio de 2018
Horário: 8h00 às 12h00
Local: Sede do Instituto Racine com Transmissão ao Vivo pela Internet

Faça sua Inscrição Online

Resumo da Atividade – Ementa

Abordagem dos fatores que interferem nos resultados clínicos de pacientes usuários de nutrição enteral via sonda ou ostomia como interações medicamento-nutrição enteral, formas farmacêuticas, posicionamento da sonda, tipo de nutrição/módulo administrado, forma de administração da nutrição enteral e técnicas de preparo de medicamentos para administração via sonda. Discussão da necessidade de acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes sob uso de nutrição enteral: método clínico, intervenções farmacêuticas e evolução em prontuário.

Objetivos

Construir base de conhecimentos para desenvolvimento de atividades de acompanhamento farmacoterapêutico e prevenção de erros de medicação envolvendo a administração de medicamentos via sondas ou ostomias.

Conteúdo Programático

  • Interações fármaco-nutrição enteral e suas consequências e manejo clínico;
  • Posicionamento da sonda e regime de administração de nutrição enteral;
  • Técnicas de preparo e administração de medicamentos via sonda;
  • Administração de medicamentos via sonda e distúrbios gastrointestinais;
  • Formas farmacêuticas e impacto clínico frente à administração via sonda;
  • Estratégias de qualificação da administração de medicamentos via sonda enteral;
  • Acompanhamento farmacoterapêutico em pacientes sob uso de nutrição enteral.

A quem se destina

Farmacêuticos e Estudantes de Farmácia que atuam ou desejam atuar clinicamente ou incentivar a prática clínica em Farmácias, Drogarias, Farmácias Hospitalares, Assistência Domiciliar e na Assistência Farmacêutica de Estados e Municípios.
Indicado, também, aos docentes do ensino superior em Farmácia e a profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.

Minicurriculum da Ministrante

Dra. Mariana Martins Gonzaga do Nascimento
Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (FAFAR/UFMG). Pós-doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pelo Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica da FAFAR/UFMG. Doutora em Ciências da Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz / Centro de Pesquisa René Rachou. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João del Rei. Especialista em Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros / Associação Mineira de Farmacêuticos. Atuou como docente em diversos cursos de graduação e pós-graduação, como farmacêutica supervisora no Hospital Risoleta Tolentino Neves e como farmacêutica concursada da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Minas Gerais. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Produtos Farmacêuticos da FAFAR/UFMG. Atua como membro do Conselho Científico do Instituto para Práticas Seguras no Uso de Medicamentos.

Faça sua Inscrição Online