Curso 01: Acompanhamento Farmacoterapêutico de Pacientes em Uso de Medicamentos que Causam Danos Hepáticos – Abordagem Prática de Casos Reais

Data: 12 de maio de 2018
Horário: 08h00 às 12h00
Local: Sede do Instituto Racine com Transmissão ao Vivo pela Internet

Faça sua Inscrição Online

Resumo da Atividade – Ementa

Aula expositiva e interativa com aplicação e discussão de casos reais: Definição de DILI e seus critérios. Epidemiologia de DILI Tipos de dano hepático relacionados a medicamentos. Estabelecimento da relação temporal no dano hepático por medicamentos. Avaliação de causalidade e exclusão de causas alternativas. Aplicação de Algoritmos Atividades Farmacêuticas no ambulatório de DILI.

Objetivos

  • Conhecer sobre o tema de lesão hepática Induzida por fármacos;
  • Compreender os mecanismos de dano hepático envolvidos na hepatotoxicidade;
  • Conhecer os critérios clínicos e de diagnóstico para a imputação de causalidade;
  • Conhecer as ferramentas utilizadas para avalição e validação dos casos;
  • Identificar as atribuições do Farmacêutico em uma equipe multidisciplinar num ambulatório de DILI.

Conteúdo Programático

  • Epidemiologia e Caracterização do Dano Hepático por Medicamentos;
  • Classes Terapêuticas Comumente Relacionadas ao DILI;
  • Biomarcadores e sua Relação com o Diagnóstico de DILI;
  • Escalas para Imputação de Causalidade;
  • Bases de Dados Utilizadas para Avaliação de Causalidade.

A quem se destina

Farmacêuticos e Estudantes de Farmácia que atuam ou desejam atuar clinicamente ou incentivar a prática clínica em Farmácias, Drogarias, Farmácias Hospitalares, Assistência Domiciliar e na Assistência Farmacêutica de Estados e Municípios.
Indicado, também, aos docentes do ensino superior em Farmácia e a profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.

Minicurriculum da Ministrante

Msc. Genário Oliveira Santos Junior
Farmacêutico, graduado pela Universidade Federal da Bahia. Doutorando no Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde da UFBA. Mestre pela Pós-Graduação de Medicina e Saúde. Especialista em Assistência Farmacêutica pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pesquisador visitante do Departamento de Farmacologia Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade de Málaga. Desde 2007 atua como farmacêutico hospitalar do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotécnica, Farmacovigilância e Farmácia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Farmacovigilância, hepatotoxicidade, Farmácia Clínica, Oncohematologia.

Faça sua Inscrição Online